sábado, 19 de setembro de 2015

Plan de Clase



Introdução

Que a comunicação é uma necessidade e algo que está presente na vida do ser humano desde os tempos mais remotos todos sabemos, e que trocar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução das formas de se comunicar. Assim, com o passar do tempo, com o advento da TIC, o homem aperfeiçoou sua capacidade de se relacionar e atualmente de ensinar.

Apresentação

Nas páginas a seguir teremos atividades contextualizadas nos Enfoques comunicativo e por  tarefas, aliados à conceitos sociais e de cidadania enriquecidos com ferramentas tecnológicas, visando otimizar práticas pedagógicas voltadas ao ensino de espanhol.




Sequência didática

Professora: Vanouse Gagliari Belinossi
Turmas: 8º e 9º ano
Conteúdos: comunicativos, verbo llevar e Imperativo, artigos, substantivos, compreensão leitora, Produção textual.
Tempo estimado: 8 aulas
Desenvolvimento: 5 etapas


Objetivos
Analisar materiais contextuais, refletir sobre os problemas mundiais e a crise da escassez de água no planeta, Fixar verbos no IMPERATIVO bem como aprender a utilizar-los, reconhecer artigos definidos e indefinidos, relembrar a função dos substantivos, Trabalhar compreensão leitora (textual e oral), descrever como está vestido (a), Produzir material textual. 

Texto 1
Arde El cielo –Maná



Atividade de pré-leitura

Tocar a música antes de mostrar o clip, perguntar aos alunos qual impressão eles tiveram da música. Que ritmo representa? É uma canção animada ou possui algo de melancolia?(ouvir as opiniões e depois passar o clip, logo após, perguntar se o que pensaram antes de ver o clip confere com o que pensam após verem as imagens?
*Este tópico faz parte do primeiro ciclo de atividades.

1º etapa


Após passar o clip pela primeira vez e tecer as considerações necessárias, entregar a letra para que possam completar os espaços durante audição, aproveitando o momento para mencionar os imperativos utilizados na canção, explicando seu uso e função, e explorá-los um pouco antes da utilização nas estruturas que virão a seguir na sequência.

Objetivo

Despertar no aluno maior interesse por músicas latinas com propósito de estimular a oralidade, estimular a pré-leitura e inserir o modo imperativo de forma gradual até chegar à produção textual.

Proposta

Nesse momento os alunos trabalharão individualmente completando a letra da canção, fornecida a eles em fotocópias A4. Será esclarecido dúvidas sobre a função dos substantivos e abordado o tempo verbal no imperativo afirmativo. 


Atividades 


1) Atividade de pré-leitura.* (ver tópico logo após o link)
 2) Complete os espaços com as palavras substantivas que estão faltando, mencionadas na canção, fique atento para que tenha um bom desempenho auditivo.
 3) Sabendo que os verbos em imperativo são usados com objetivo de dar ordens e fazer pedidos, localize alguns na letra da canção e sublinhe.

 

Arde el cielo - Maná


Nos fue tragando La __________
Fue llenando de vacios
Fuimos ahogando La_____________
Y explotando en puros ____________

Te deseo suerte _______________
Ya me voy al olvido
Solo le pido a _____________
Darte alivio

Arde
Arde el cielo y El _____________
Arde mi _______________
Arde el amor y la __________
Arde el cielo amor

Sale el halcón
Sale El _________________
Un infierno,_______________
Gritos, ______________, platos rotos
Como ciega la _____________

Solo yo te pido amor
Que nunca te abandones
Solo le pido a Dios
Darte alivio

Arde
Arde el cielo y el dolor
Arde mi espiritu
Arde el amor y la luz
Arde el cielo amor

Sangra
Sangra el cielo y la luz
Sangra mi espiritu
Arde el amor y la luz
Arde el cielo amor

Arde
Arde el cielo y el dolor
Arde mi espiritu
Arde el amor y la luz
Arde el cielo amor

Sangra
Sangra el cielo y el dolor
Sangra mi espiritu
Arde y se quema la luz
Arde el cielo amor

Trozos del cielo em ardor
Trozos del cielo em ardor
Se está quemando el cielo
Y ah,ah,ah,ah





Texto 2
Cuida el agua : Estas a tiempo

Conteúdos: Verbos em imperativo (aciones para ahorro de água), compreensão leitora
Proposta: Será Pedido aos alunos que relacionem o vídeo clip Arde El cielo com o vídeo Cuida el Agua por meio de contextualização.

 
Atividades de contextualização

1) É possível relacionar as imagens do clip Arde El cielo com a do vídeo Cuida el Agua ?Pode-se dizer que os dois possuem o mesmo tema? Há divergências? Quais?
2) Aponte fatores abordados nas imagens do clip que contribuem para que haja escassez de água.
3) No vídeo Cuida el Agua há um adjetivo utilizado para definir algo belo. Cite este adjetivo e aproveite para descobrir outros mais, pesquisando no seu dicionário. (Será permitido aos alunos que troquem informações.) 
4) Também no vídeo Cuida el Agua, há recomendações para economizar  água utilizando verbos em imperativo. Copie estas recomendações e passe-as para o português, na linguagem como utilizamos em nossa comunicação usual. (*O professor usará as estruturas utilizadas pelos alunos para abordar a questão da tradução – O que dá certo e o que não dá certo traduzir literalmente.)
5) Analisando o vídeo Cuida el Agua, em sua opinião, quais fatores mais, podem estar contribuindo para essa catástrofe?(Produção oral ou textual, de acordo com o desenvolvimento da turma)



Texto 3
La escasez de água

Conteúdos: Artigos definidos e indefinidos, compreensão leitora e vocabulário.
Proposta: Pedir aos alunos que analisem o indicativo da ONU antes e só depois ler o texto abaixo, tentando completar-lo. (O professor deve fazer a correção lendo o texto para o aluno acompanhar a leitura)


Hoja de datos de ONU-Agua sobre escasez de àgua


Fuentes:
  • Informe sobre Desarrollo Humano 2006: Más allá de la escasez: Poder, pobreza y crisis mundial del agua. PNUD, 2006
  • Combatir la escasez de agua. El desafío del Siglo XXI. ONU-Agua, FAO. 200








____ escasez de agua afecta ya a todos los continentes. Cerca de 1.200 millones de personas, casi ___ quinta parte de ___ población mundial, vive en áreas de escasez física de agua, mientras que 500 millones se aproximan a esta situación. Otros 1.600 millones, alrededor de ___ cuarto de ___ población mundial, se enfrentan a situaciones de escasez económica de agua, donde ___ países carecen de ___ infraestructura necesaria para transportar ___ agua desde ríos y acuíferos.
___ escasez de agua constituye ___ de ___ principales desafíos del siglo XXI al que se están enfrentando ya numerosas sociedades de todo ___ mundo. A lo largo del último siglo, el uso y consumo de agua creció a ___ ritmo dos veces superior al de __ tasa de crecimiento de ___ población y, aunque no se puede hablar de escasez hídrica a nivel global, va en aumento ___ número de regiones con niveles crónicos de carencia de agua.
___escasez de agua es ___ fenómeno no solo natural sino también causado por ___ acción del ser humano. Hay suficiente agua potable en ___ planeta para abastecer a ___ 7.000 millones de personas que lo habitamos, pero ésta está distribuida de forma irregular, se desperdicia, está contaminada y se gestiona de forma insostenible.



Atividades

1) Porque será que o cartaz está em Inglês se o texto informe está em Espanhol? O texto visual discorda do escrito pelo fato de estarem em línguas diferentes? Reflita e opine sobre isso. 
2) Complete as lacunas com os artigos adequados e compreenda melhor o texto.
3) Crie seu próprio glossário retirando do texto palavras que não compreende e buscando-as no dicionário.



Texto 4
Cómo lavar las ropas negras sin La pérdida de La color


Conteúdos:Vocabulário de roupas, acessórios , verbo llevar e imperativo.
Proposta:Pedir aos alunos que analisem as imagens e em seguida perguntar se há relação deste contexto com os anteriores, perguntar qual ou quais seriam. Nesta unidade também será pedido aos alunos que Trabalhem vocabulário de roupas e acessórios além do uso do verbo llevar neste contexto e novamente o imperativo.


Atividades

1) Para começar vamos conjugar o verbo llevar.
Yo   _________________
   _________________
Él/Ella/VD________________
Nosotros(as)_________________
Vosotros(as)_________________
Ellos/Ellas/VDS_________________

2) Agora, de acordo com as estruturas estudadas, vamos compor frases utilizando o verbo llevar e as peças apresentadas na imagem acima, para descrever a vestimenta de alguém.
a)______________________________________________________________
b)______________________________________________________________
c)______________________________________________________________
d)______________________________________________________________
e)______________________________________________________________

3) Já que o título do texto visual é “Cómo lavar las ropas negras sin La pérdida de La color”,vamos pensar em quais elementos são utilizados para lavar roupas e vamos listá-los. Em seguida, vamos preparar um texto em formato receita, explicando como lavar roupas, utilizando verbo imperativo.


Texto 5
"Sabendo usar, não vai faltar." (Slogan da Sabesp)

Conteúdos: Verbo imperativo, Produção textual.
Proposta: Os alunos trabalharão em grupos na confecção de materiais diversos com teores informativos orientando como preservar água.
 


Atividades

1) Observe atentamente o título e a imagem, depois responda:
a) Que tipo textual representa este texto?
b) A quem está destinado o texto?
d) Qual o objetivo do texto?

2) Analise a sugestão deste texto e elabore conselhos, dicas e soluções para ajudar no combate ao desperdício de água potável, utilizando o imperativo de acordo com o que foi estudado. Confeccione materiais informativos em formatos diferenciados (cartaz, maquete, Power point, engenhocas, ...),e mãos a obra!(Esta atividade pode ser transformada em projeto de conscientização comportamental, por meio de exposição ou seminário, podendo refletir resultados não apenas dentro da escola como também nos lares desses alunos).


Referências:

https://www.youtube.com/watch?v=M-BQf8cZtkc (Acesso em 27/07/2015)
https://www.youtube.com/watch?v=Jj-W5piaU5M (Acesso em 27/07/2015)
http://www.unwater.org/publications/publications-detail/en/c/204294/ (Acesso em 27/07/2015)
http://www.mundodedicas.com/como-lavar-roupa-preta-sem-perder-a-cor (Acesso em 27/07/2015)
http://padretelmofigueiredo.blogspot.com.br/2014/05/agua-o-que-propaganda-nao-conta.html (Acesso em 27/07/2015)

Um comentário:

  1. ¡Ahora sí que lo he visto y te aseguro que me ha merecido la pena, Vanousse, porque veo el cariño con que has ido dando coherencia al tema a lo largo de las sesiones y has combinado diferentes herramientas y fuentes (texto escrito, canciones, producción oral...). Muy bien, ya puedes decir que eres una profesora tecnológica, ¡del todo!

    ResponderExcluir